A nova sensação chamada frozen yougurt nada mais é que um iogurte congelado, cujo consumo vem crescendo no Brasil cada vez mais. A novidade surgiu nos anos 70 no Canadá, porém, industrialmente, teve origem nos EUA em 1972, mais precisamente em Boston, e, em poucos anos, já estava sendo muito bem recebida nas principais cidades dos Estados Unidos. O sucesso do frozen foi tão grande na América que se acredita que, hoje em dia, 20% de todos os sorvetes consumidos dos Estados Unidos sejam frozen yougurt.
No Brasil, o frozen yougurt foi trazido em 2007 pela empresa Yogoberry, que inaugurou sua primeira loja em novembro do mesmo ano, no bairro de Ipanema, no Rio de Janeiro. Cerca de um ano depois, em dezembro de 2008, foi a vez da Yoggi chegar ao mercado carioca, abrindo sua primeira loja no Leblon e ajudando a popularizar o hábito de tomar frozen Yougurt com acompanhamentos como frutas, cereais e coberturas, chamados de toppings.
Com o passar do tempo, outras empresas surgiram no Brasil e tornaram o iogurte congelado uma nova mania. O consumo de frozen yougurt no país está em ascensão e, durante o verão, só aumenta ainda mais sua popularidade, que cresce ainda mais nos locais onde há a maior concentração de frozen yougurt, que é nas regiões Sul e Sudeste. Mas as empresas têm projetos para levar essa novidade também para o Nordeste, Centro-oeste e Norte do país. Isso porque esse segmento é o que mais cresce no Brasil. Os números atualizados do setor de franquias divulgados recentemente pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostram que os negócios vão muito bem. De acordo com as estatísticas oficiais, o segmento movimentou R$ 75,9 bilhões no ano passado, com alta de 20,4% sobre 2009. Desse total, o ramo alimentício faturou R$ 15,2 bilhões, um crescimento de 20% em relação ao ano anterior. Esse crescimento tem uma explicação: o frozen yougurt tem tudo a ver com o clima do país e, principalmente, com o paladar dos brasileiros. É difícil passear por um shopping sem encontrar consumidores saboreando o produto com as diversas combinações que o acompanham. Além disso, o iogurte tem a vantagem de ser 100% saudável, condição que o posiciona à frente das sobremesas calóricas.
O frozen cresceu muito após sua chegada no Brasil e ganhou mais adeptos. A estudante de Educação Física Katerine Silva, de 22 anos, é uma delas. Fã da nova sensação, ela elegeu o iogurte congelado como sua sobremesa favorita.
Blog Praticando jornalismo : Como você experimentou o frozen yogurt pela primeira vez?
Katerine Silva: Eu sempre adorei tomar sorvetes de todos os tipos, mas nunca tinha tido vontade de experimentar o frozen, porém, um dia eu estava com uma amiga que adorava tomar esse tipo de sorvete e resolvi experimentar. Quando provei, foi uma sensação muito gostosa, pois o sabor do iogurte gelado me conquistou. E com acompanhamento de frutas ficou melhor ainda. A partir desse dia, passei a tomar só frozen yougurte.
Bpj: Para você, a mudança do sorvete tradicional para o frozen foi muito radical? Você ainda sente aquela vontade de tomar os sovertes normais?
Ks: Bom, para mim foi uma mudança até que tranquila, pois eu sempre gostei muito de tomar iogurte e provar um sorvete de iogurte foi muito satisfatório. Até hoje eu não sei por que demorei tanto para provar o frozen. Acho que eu não sabia o que eu estava perdendo. Agora que sei, não largo mais. É ótimo saber que estou tomando um sorvete saudável.
O frozen está mesmo conquistando muitos consumidores e se tornando uma ótima opção para a sobremesa. Arnaldo Ferreira Antunes, de 35 anos, gerente de uma das redes de frozen yogurt, revela alguma curiosidades sobre a nova sensação do momento.
Bpj: Você acreditava que o frozen teria essa ascensão tão rápida desde que chegou ao Brasil?
Arnaldo Ferreira: Antes de trabalhar como gerente dessa rede eu era gerente de uma rede de lanchonetes super famosa e mudar para o frozen foi temeroso para mim, pois eu não sabia se isso iria pegar no Rio, ou melhor, no Brasil, mas, para minha sorte, no segundo mês, o frozen já estava sendo bem requisitado.
Bpj: Por que você acha que o frozen cresceu tão rapidamente em nosso país?
AF: Se pararmos para analisar, o frozen tem tudo a ver com o nosso país, que é tropical e onde as pessoas adoram consumir sorvetes. E o lançamento de um sorvete mais saudável, que tem o acompanhamento de frutas, foi um sucesso. É claro que as redes têm muito a ver com isso, pois todas as redes do frozen meio que se uniram para fazer campanhas para que o produto começasse a ser conhecido. Devido a isso, todas as redes obtiveram sucesso.
Para quem curte essa nova sensação chamada frozen yougurt, é só seguir esta receita caseira e se deliciar.
Frozen iogurte: sabor suave e refrescante e saudável |
Frozen iogurte: sabor suave e refrescante
Preparo: Rápido (até 30 minutos)
Rendimento: 10 porções
Dificuldade: Fácil
Categoria: Sorvete
Calorias: 208 por porção
Ingredientes
. 2 potes de iogurte natural
. 8 colheres (sopa) de açúcar
. 1 lata de creme de leite
. 1 colher (sopa) de raspas de limão
Calda
. 1 xícara (chá) de frutas vermelhas variadas
. 1/2 xícara (chá) de açúcar
. 8 colheres (sopa) de açúcar
. 1 lata de creme de leite
. 1 colher (sopa) de raspas de limão
Calda
. 1 xícara (chá) de frutas vermelhas variadas
. 1/2 xícara (chá) de açúcar
Modo de preparo
1. No liquidificador, bata o iogurte, o açúcar e o creme de leite.
2. Misture as raspas de limão, coloque em um recipiente, cubra com filme plástico e leve ao freezer por 6 horas no mínimo.
3. Retire do freezer, deixe amolecer um pouco e bata na batedeira até dar consistência de creme.
4. Cubra e leve novamente ao freezer até firmar.
5. Prepare a calda: em uma panela, misture as frutas e o açúcar. Leve ao fogo e deixe ferver.
6. Faça bolas e sirva com a calda gelada.
Dica: varie a calda, substituindo as frutas vermelhas por maracujá.
2. Misture as raspas de limão, coloque em um recipiente, cubra com filme plástico e leve ao freezer por 6 horas no mínimo.
3. Retire do freezer, deixe amolecer um pouco e bata na batedeira até dar consistência de creme.
4. Cubra e leve novamente ao freezer até firmar.
5. Prepare a calda: em uma panela, misture as frutas e o açúcar. Leve ao fogo e deixe ferver.
6. Faça bolas e sirva com a calda gelada.
Dica: varie a calda, substituindo as frutas vermelhas por maracujá.
Agora é só preparar e se deliciar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário